" /> Aquelas Brincadeiras e lembranças de nossa infância (11 imagens) Ta Ficando Doido!
Curiosidades

Aquelas Brincadeiras e lembranças de nossa infância (11 imagens)

aquelas-brincadeiras-e-lembrancas-de-nossa-infancia-11-imagens

Quando nos lembramos da nossa época de infância, bate aquela saudade, que muitas vezes além de deixar arrepiado, deixa você também com lágrimas nos olhos, por lembrar como eram as coisas em nossa infância!

Veja abaixo Aquelas Brincadeiras e lembranças de nossa infância (11 imagens).

Usava Estilingue, baladeira, badoque

usava-estilingue-baladeira-badogue

Estilingue, também chamado atiradeirabaleadeirabaladeirafundabodoque, badogue e setra em partes do Brasil, fisga ou setra em Portugal e fisga e xifuta em Angola, é um tipo de atiradeira – um objeto usado para o disparo de projéteis, impulsionado por força mecânica manual, com auxílio de elásticos. As formas clássicas de estilingue são construídas com um galho de árvore forquilhado, em forma de “Y”, munido de tiras elásticas.

Sua história, portanto, não remonta a épocas anteriores à invenção da borracha. Estilingues, em boa parte de sua história inicial, eram artesanais, feitos pelo próprio dono; todavia, a partir do início do século XX começou-se a produção em grande escala para venda, o que contribuiu para surgirem estilingues de outros formatos e de outras matérias primas como madeira entalhada, plástico ou metal.

Jogava bolinha de gude

jogava-bolinha-de-gude-ou-peteca

é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, que pode ser translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

Também é conhecida, entre outros, pelos seguintes nomes: burcaburquinhabalebabilabilocabiloscabolinha de gudebolitabolebabugalhobulicaburicacabeçulinha (pronunciada “cabiçulinha“)carambolacarambolinhacaroloclicafubecaguelaspeca (pronunciada “pêca“)petecapilicapinicaquilicatilica e ximbra

Passa anel!

passa-anel

Era muito comum em meus anos escolares. Quando criança, lembro-me de que havia variações do nome do jogo, que podia ser conhecido como “anelzinho”, “jogo do anel” e “jogo do botão”. E, via de regra, era uma brincadeira de meninas, em grupos de cinco ou mais componentes.

Brincadeira chamada de Cabra cega, cobra cega!

brincadeira-chamada-de-cabra-cega-cobra-cega

É um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano. Neste jogo não há um número certo de jogadores e o material necessário é apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que faz de cabra-cega.

O jogo começa com os jogadores a fazer uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados, entretanto começam a falar dizendo este discurso:

“Cabra-cega, donde vens?”

“Venho da serra.”

“O que me trazes?”

“Trago bolinhos de atum.”

“Dá-me um!”

“Não dou.”

Depois, começam todos a dizer “Gulosa, gulosa, gulosa,…” e a fugir, até que ela, ao apanhar alguém, terá de adivinhar quem é. Se assim for, essa pessoa passa a ser a cabra-cega. Antes de começar a apanhar, dá três voltas sobre si mesma, enquanto fogem os jogadores cantando:

“Cabra-cega! Cabra-cega! Tudo ri, mãos no ar, a apalpar, tatear, por aqui, por ali. Tudo ri! Cabra-cega! Cabra-cega! Mãos no ar, apalpando, tateando, por aqui, por ali, agarrando o ar! Tudo ri…”

Se a cabra-cega sair do local, poderá ser avisada pelos jogadores da seguinte forma:

“Cabra-cega o que perdeste?”

“Fina ou grossa?”

“Fina” ou “Grossa”

“Então anda achá-la.”

Esconde-esconde, pique-esconde ou sisconda!

esconde-esconde-pique-esconde-ou-sisconda

Esconde-esconde, pique-esconde (português brasileiro) ou escondidas (português europeu) é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa (o “pegue”) fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas ou mais), os demais participantes se escondem.

O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: “1, 2, 3! (nome de quem bateu)” para se salvar. O último a ser pego pelo pegador, substitui o “pegue” na próxima rodada da brincadeira.

Corrida de saco!

corrida-do-saco

corrida de sacos é uma competição geralmente infantil na qual as crianças armazenam os pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar ao outro lado da rua ou à uma linha de chegada. A primeira criança a alcançar esse objetivo é o vencedor(a) da partida.

A brincadeira também pode ser uma disputa entre dois times, e as crianças devem correr dentro dos sacos, sair do saco e entregar para o próximo competidor, fazendo um revezamento. Os sacos devem ser resistentes, como sacos de estopa, de batatas ou de arroz, desde que cheguem a pelo menos o quadril das crianças.

Cabo de guerra ou cabo de aço!

cabo-de-guerra-ou-cabo-de-aco

Cabo de guerra (pt-BR) ou jogos da corda ou tração à corda (pt-PT) é uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força e musculação, puxando a corda.

Cada equipe compõe-se de oito participantes, cujo peso total definirá a classe em que competirão. Os atletas competem separados por sexo ou misto (quatro homens e quatro mulheres). As competições podem ser realizadas em campo ou ginásios .

Os competidores são alinhados ao longo do cabo. Ao centro, entre os dois grupos, há uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro.

Os dois times iniciam a competição com a marca central do cabo, um de cada lado da linha central. Iniciada a disputa, cada equipe tem por objetivo puxar o grupo rival de modo a fazê-lo cruzar a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra maneira de vencer a disputa é forçando o adversário a cometer uma falta, como acontece quando um adversário escorrega e cai no chão.

Bambolê!

bambole

bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. Crianças apresentado a dança nativo-americana denominada “hoop dance” (dança do aro).

O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop, e eles venderam cerca de 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear” (gingar)

Pular Corda!

pular-corda

O Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora. Tais características fizeram da recreação um desporto. Nesse sentido, a prática esportiva do pula-corda, também referida como salto à corda (em inglês: rope skippingjump ropedouble dutch), consiste não apenas em pular corda, mas sim executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

Mini Game ou o famoso Brick Game!

mini-game-ou-o-famoso-brick-game

Brick game é um tipo de dispositivo portátil usado para jogar jogos eletrônicos interativos, geralmente versões miniaturizadas de jogos para videogames. Os controles, a tela e os alto-falantes todos fazem parte de um único objeto. Ao invés de possuir uma tela feita de uma grade de pequenos pixels, eles geralmente possuem telas personalizadas designadas para rodar um único jogo. Estes jogos foram bastante populares em camelôs do Brasil na década de 1990, sendo hoje comum em lojas de R$1,99.

Jogava bola na rua com os amigos!

jogava-bola-na-rua-com-os-amigos

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo